OGAE PORTUGAL

Conferência Internacional

Conferência Internacional

A pandemia pela COVID-19 não afectou apenas a Eurovisão, a actividade musical e artística em todo o mundo, mas trouxe também consequências à actividade académica. A realização da 3.ª edição da conferência EUROVISIONS, prevista para se realizar em simultâneo com o ESC, nos dias 11, 12 e 13 de Maio, em Roterdão, também sofreu com as medidas impostas pela pandemia e com o adiamento dos ESC. Porém, a organização decidiu manter esta edição de pé, realizandoa online para que o debate sobre a Eurovisão continuasse vivo e continuasse a aproximar a comunidade de académicos, músicos, profissionais e fãs, tal como havia feito nos últimos dois anos em Lisboa e em Tel Aviv.

Assim, sob o tema “The Power of Change: Challenges and Opportunities for Eurovision”, a conferência foi transmitida online, através do Facebook (@EurovisionsConference) e do YouTube (Eurovisions Conference Channel) nos dias 26, 28 e 30 de Maio, entre as 17h e as 20h. O objetivo foi proporcionar a reflexão sobre impacto da pandemia naqueles que estavam envolvidos na Eurovisão: televisões, organizadores, artistas, músicos, audiências e fãs. Foram transmitidas entrevistas gravadas e mesas redondas com discussões em livestreaming. Assim, o primeiro dia, dedicado ao tema “City lights: Embracing the Eurovision cities”, contou com entrevistas a John van Uden - OGAE Netherlands, Reinier Wees – Rotterdam Festivals e Alan Tubery - DJ e fã (Austrália); e com o interessante debate entre Wilfried van Dellen – fã, Maastricht (Países Baixos) e Nuno Valério – fã e autor, Lisboa (Portugal) na mesa redonda que se seguiu. O segundo dia, sob o tema “A Million Voices: Debating the dynamics of the audiences”, contou com as entrevistas a Jess Carniel – investigadora (Austrália), Paul Lashmana – responsável pelo Eurostreaming2020.com e Joana Martins - web content manager, RTP e Henrike Hoeren - host da delegação alemã (Países Baixos); e com o debate entre Nuno Galopim - fundador da OGAE Portugal e membro do Creative team ESC2018 e Dave Geensen – projectmanager do ESC2021. O terceiro dia foi dedicado ao tema “Think about Things: The challenges of the ESC professionals” e contou com as entrevistas a Dr. Frank- Dieter Freiling – chefe do Reference group EBU; Alessandro Capicchioni – chefe da delegação de San Marino; Carla Bugalho – chefe da delegação portuguesa e Alex Callier – músico dos Hooverphonic (Bélgica). A mesa redonda desse dia contou com o debate entre Frazer Mac – compositor das entradas da Suíça ESC2019 e da Polónia ESC2020 e Pedro Granger - ator, fã e apresentador de televisão.

As entrevistas e as mesas redondas foram conduzidas pelos quatro membros da equipa organizadora: Sofia Vieira Lopes (Investigadora da Universidade Nova de Lisboa e sócia da OGAE), Carla Figueira (Investigadora da Goldsmiths University de Londres e sócia da OGAE), Irving Wolther (Jornalista e Investigador do Center for World Music, Hannover) e Isabel Campêlo (Investigadora da Universidade Nova de Lisboa e cantora no FRTPC). Esta é uma organização conjunta entre instituições académicas de três países – Portugal, Reino Unido e Alemanha e conta com a OGAE – Portugal como parceiro. Está planeada a organização da 4.ª edição da EUROVISIONS, no próximo ano, em Roterdão, que reunirá, mais uma vez, investigadores, profissionais e fãs em torno do debate sobre a Eurovisão. Os vídeos continuam disponíveis no YouTube e no Facebook e todas as informações podem ser encontradas na nossa página: www.eurovisions.eu

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