2016



É anunciado que Portugal ficará, mais uma vez, afastada do maior certame de música europeia. A direção da RTP invoca a recente reestruturação na empresa e a necessidade de uma nova estratégia eurovisiva para o regresso em 2017.

 

2015



Leonor Andrade defende “Há um mar que nos separa” no palco, em Viena. Um toque rock, que não conseguiu o objetivo pretendido, alcançar a Final da Eurovisão. A participação de Portugal termina na semifinal, onde obtém o 14º lugar com 19 pontos.

 

2014



A polémica vitória de “Quero ser tua” na seleção nacional, acompanhou a participação portuguesa até á chegada a Copenhaga. Depois, Suzy conseguiu surpreender os fãs nacionais e internacionais numa das participações mais dinâmicas de Portugal no certame. Na semifinal, o tema conquista o televoto, mas desilude na votação no júri. Portugal volta a não estar presente na Final do ESC.

 

2013



Portugal não participa no Festival Eurovisão da Canção por decisão da televisão pública, RTP. A crise financeira foi a razão apontada para o “não” ao certame deste ano.

 

2012



A vitória do Azerbaijão em 2011, leva o certame musical para Baku, onde Filipa Sousa e “Vida minha” defendem as cores lusas.

Mais uma vez, Portugal não consegue alcançar a Final do evento, ficando-se pela semifinal em 13º lugar com 39 pontos.

 

2011



Alemanha, Dusseldorf. Os “Homens da Luta”, numa das mais contestadas participação portuguesas no ESC, cantam “A luta é Alegria”. A má classificação de 18º lugar com 22 pontos e a não classificação para a Final era expectável para todos os presentes.

 

2010



Filipa Azevedo e a música "Há Dias Assim"  sobem ao palco da Eurovisão, em Oslo, e garantem o apuramento na semifinal com 84 pontos e o 4º lugar. Na noite de todas as decisões, obtém o 18º lugar, com 43 pontos.

 

2009



Daniela Varela, vocalista dos “Flôr de Lis” enche o palco de Moscovo de alegria e cor. “Todas a Ruas do Amor” ganha o respeito de todos os fãs presentes. O tema alcança a Final do ESC e obtém o 15º lugar na classificação final com 57 pontos.

 

2008



Vânia Fernandes e "Senhora do Mar" são uma das grandes favoritas para o troféu europeu neste ano. Na semifinal, em Belgrado, alcança o 2º lugar, não fazendo prever o 13º lugar que alcançaria na final, com 69 pontos.

 

 

Apoiar o Festival da Canção e EuroFestival da Canção e eventos relacionados.

 

Dinamizar iniciativas e eventos para os sócios com artistas e protagonistas dos Certames.

 

Promover a associação junto do Grande Público, e de entidades públicas e privadas.