2016



A RTP promete regressar em 2017, mas faz uma pausa no Certame de modo a garantir a sua restruturação.

 

2015



O Festival RTP da Canção 2015 teve lugar nos dias 3, 5 e 7 de Março de 2015 no Estúdio 2 da RTP, em Lisboa. Jorge Gabriel e Joana Teles apresentaram a 1º semifinal, enquanto que José Carlos Malato e Sílvia Alberto apresentaram a 2º. A final foi apresentada por Catarina Furtado e Júlio Isidro.

Leonor Andrade e o tema Há Um Mar Que Nos Separa são os grandes vencedores desta edição, que novamente fica marcada pela polémica, face á ausência de uma das músicas mais faladas, “Outra vez, Primavera” interpretada por Yola Diniz.

 

2014



O Festival RTP da Canção 2014 realizou-se nos dia 8 de Março de 2014 e 15 de Março de 2014 no Convento do Beato, em Lisboa.

José Carlos Malato e Sílvia Alberto foram os apresentadores do festival.

A canção vencedora foi "Quero ser tua", interpretada por Suzy com música e a letra do cantor Emanuel.

Catarina Pereira voltou a ficar à boca da vitória e repetiu o segundo lugar de 2010.

Rui Andrade cantor repete assim o lugar que alcançou em 2011 e 2012 obtendo o 3º lugar no Certame. 

A polémica com a escolha musical nacional foi muita, mas Suzy foi considerada pela imprensa estrageira e mais tarde pela imprensa nacional, como uma das melhores representantes de Portugal na Eurovisão. 

 

2013



Não houve Festival RTP da Canção. A RTP alega que os cortes derivados á Crise Económica que Portugal atravessa assim o justificam.

 

2012



O XLVIX Festival RTP da Canção 2012  teve lugar no dia 10 de Março de 2010 na Estúdio 1 da RTP, em Lisboa. 

A escolha da canção vencedora foi feita através do júri distrital, reunido nas 18 capitais de distrito de Portugal Continental e nas ilhas, com um peso de 50% e também através de televoto, com outros 50%. A canção vencedora foi "Vida Minha", interpretada por Filipa Sousa, com letra de Carlos Coelho e música do croata Andrej Babić. Este tema sagrou-se vencedor em uniformidade entre o júri distrital e o televoto, alcançando 12 pontos em cada uma das ponderações.

 

2011



A RTP usou o mesmo método de seleção de 2010: até 16 de Janeiro, autores, cantores e grupos puderam submeter as suas canções através do sítio Web da RTP. 

Sílvia Alberto apresentou a final pelo quarto ano consecutivo.

Depois da semifinal on-line e da grande final, a canção A Luta é Alegria, interpretada pelos Homens da Luta, foi selecionada para representar Portugal em Düsseldorf. A canção selecionada ficou em 6.º lugar com os 50% de voto do júri, o que, convertido, se traduziu em 6 pontos do júri. No televoto, os "Homens da Luta" foram os primeiros classificados, o que se traduziu em 12 pontos de televoto. A soma destes 12 pontos aos 6 do júri resultou num total de 18 pontos, mais 1 do que os alcançados pelo segundo classificado, Nuno Norte, com São os Barcos de Lisboa. Este último foi, curiosamente, o vencedor do júri, e o sexto com o televoto.

 

2010



Em 2010, o Festival RTP da Canção foi o maior de sempre, sendo acrescentadas duas semifinais, à grande final, e o evento realizado no Praça de Touros do Campo Pequeno, com uma capacidade para dez mil pessoas, uma das maiores de Portugal, tornando esta a maior arena onde o festival já teve lugar.

Na Grande final concorreram 12 concorrentes, todos provenientes das Semifinais (6 da primeira e outros 6 da segunda).

Vários recordes foram registados nesta edição: Foi registado o maior número de votos por televoto de sempre, ultrapassando as 80 mil chamadas e durante a votação, o site do festival recebeu mais de um milhão de visitas, batendo o ano anterior.

A canção «Há Dias Assim», interpretada por Filipa Azevedo, venceu e representou Portugal em Oslo, no Festival da Eurovisão, a 29 de Maio. 

Com letra e música do jornalista da SIC Augusto Madureira, o tema venceu a votação dos 20 júris nacionais (18 distritos, Açores e Madeira), amealhando 12 pontos, aos quais se juntaram mais sete pontos, no televoto, totalizando um total de 19. 

No segundo lugar, com 18, ficou a canção «Canta Por Mim», interpretada por Catarina Pereira, que venceu a votação dos telespectadores (12 pontos), mas só tinha conquistado seis pontos na votação do júri. 

 

2009



O Festival RTP da Canção 2009 teve lugar no dia 27 de Fevereiro de 2009 no Teatro Camões, em Lisboa.

O júri nacional deu a preferência à canção "Todas as ruas do amor" em 14 das 20 sedes. Os resultados colocaram a esperada favorita Luciana Abreu para a desconfortável sétima posição.

“Todas as ruas do amor”, defendida por Flor de liz teve o direito a representar Portugal no Festival da Eurovisão 2009, que se realizou em Moscovo.

 

2008



Portugal escolheu a sua canção para o Festival Eurovisão da Canção 2008, no dia 9 de Março de 2008, durante a 44ª edição do Festival RTP da Canção, no Teatro de Camões em Lisboa.

Os telespectadores Portugueses escolheram, através de televoto, a canção "Senhora do Mar (Negras Águas)", cantada pela vencedora da "Operacão Triunfo 2007", Vânia Fernandes, que se transformou numa das melhores presenças eurovisivas de sempre e que venceu inclusive o prémio da imprensa para a melhor canção desse ano.

A apresentação do espetáculo esteve a cargo de Sílvia Alberto, que se estreou na condução do Festival RTP.

 

 

Apoiar o Festival da Canção e EuroFestival da Canção e eventos relacionados.

 

Dinamizar iniciativas e eventos para os sócios com artistas e protagonistas dos Certames.

 

Promover a associação junto do Grande Público, e de entidades públicas e privadas.